MPPA recomendou que Prefeitura de Santarém faça busca ativa para melhorar desempenho na vacinação
Notícia do dia 21/06/2021
DEAMAZÔNIA SANTARÉM, PA -Santarém, a cidade mais importante da Região Oeste do Pará, ficou de fora do ranking dos 20 municípios com melhor desempenho na campanha de vacinação contra a covid-19, segundo mostra o Vacinômetro da Sespa (Secretaria de Saúde do Estado), desta segunda-feira (21/6).
No Oeste do Pará o município que tem o melhor desempenho é Mojuí dos Campos com 83,24% de doses aplicadas. A cidade é administrada pelo prefeito Marco Antônio Lima, do MDB.
Quem lidera a vacinação no Estado é São João de Pirabas com 102% de doses já aplicadas na população.
Oriximiná, administrada pelo prefeito delegado Fonseca está entre as 20 cidades com piores desempenhos na vacinação com 39% de doses.

SANTARÉM
Já Santarém registrou até esta segunda-feira (21), 53,8% de doses aplicadas, de acordo com espelho do Vacinômetro da Sespa.
Na Pérola do Tapajós, 52.726 pessoas tomaram a primeira dose e somente 23.122 moradores receberam a segunda dose do imunizante contra a doença.
A lentidão motivou o Ministério Público do Pará a recomendar, na semana passada, ao prefeito Nélio Aguiar (DEM) e a Secretaria Municipal de Saúde, que adotassem providências para cumprir integralmente os Planos de Vacinação, pedindo, inclusive, que fosse feita busca ativas das pessoas [ quando equipes se deslocam até as residências dos moradores] que não receberam a imunização completa.
O MPPA propôs ainda que a Prefeitura de Santarém disponibilizasse veículos para pessoas se deslocarem até os postos de vacinação e promova campanha institucional sobre a imunização, de modo que as informações cheguem de forma mais clara e transparente a toda a população santarena.
Boletim epidemiológico, desta segunda, informa que 1.042 pessoas morreram vítima da covid-19, em Santarém.
VACINÔMETRO - 21/06/2021


