menu

Helder Barbalho diz que agiu para empresa devolver recursos, após respiradores danificados

“Agi a tempo de evitar danos ao erário público”, afirmou o governador do Pará

Helder Barbalho diz que agiu para empresa devolver recursos, após respiradores danificados Helder Barbalho, governador do Pará (Foto: Marcos Santos/Agência Pará) Notícia do dia 10/06/2020

DEAMAZÔNIA BELÉM, PA - O governador Helder Barbalho refutou qualquer fraude em licitação, superfaturamento ou algum tipo de negociata com a empresa que forneceu respiradores pulmonares ao Estado, para o enfrentamento do covid-19. Helder disse que agiu a tempo de evitar danos ao erário público,  e que o Governo entrou na Justiça cobrando danos morais coletivos contra os vendedores dos equipamentos danificados.

 

Em nota o governador enfatiza que não é amigo do empresário, André Felipe Oliveira, dono da empresa SKN do Brasil e que o Estado [conforme informou a PF],  e que o recurso pago na entrada da compra dos respiradores foi ressarcido aos cofres públicos, por meio de ação judicial, depois que esses equipamentos apresentaram defeitos.

 

“Obviamente, [o governador] não sabia que os respiradores não funcionariam”, diz trecho da nota.

 

Helder Barbalho também se manifestou pelo twitter:

"Estou tranquilo e à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário. Agi a tempo de evitar danos ao erário público, já que os recursos foram devolvidos aos cofres do estado. Por minha determinação o pagamento de outros equipamentos para a mesma empresa está bloqueado e o Governo entrou na justiça pleiteando indenização por danos morais coletivos contras os fornecedores. Esclareço que não sou amigo do empresário e, obviamente, não sabia que os respiradores não funcionariam", afirmou o governador do Pará.

_______

 

A Polícia Federal realizou operação nesta quarta-feira (10). O governador é um dos alvos.  A compra dos respiradores custou R$ 50 milhões e a metade do valor foi pago antecipadamente, segundo a PF. A operação foi autorizada pelo ministro do STJ, Francisco Falcão.

 

Para a PGR ( Procuradoria Geral da República), a investigação mostra que o governador tinha conhecimento da divergência da qualidade dos ventiladores comprados.

Tags:

Veja Também