O governador do Pará, Helder Barbalho - Foto: Reprodução
Notícia do dia 12/12/2024
DEAMAZÔNIA BELÉM, PA - O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e a mãe dele, a deputada federal, Elcione Barbalho (MDB-PA), são alvos de operação da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta quinta-feira (12), em Belém, que apura suspeita de desvios de recursos públicos.
O governador e a deputada são investigados por crimes de peculato (desvio ou apropriação de dinheiro, valor ou bem público), lavagem de dinheiro, fraude em licitação e organização criminosa.
Equipes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas ligadas à família Barbalho. Uma aeronave da PF foi usada na ação.
A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigação de suposto desvio de emendas parlamentares destinadas à gestão de Helder Barbalho.
Foram cumpridos 16 mandados de busca pela Polícia Federal nos estados do Pará e São Paulo.
Procurado pelo site UOL, o governo do Pará desmentiu que haja alguma operação ocorrendo contra o governo e família dele.
"Não há em curso nenhuma operação da PF relacionada a órgãos do governo do Pará ou do governador do Estado", afirmou a assessoria do Governo do Estado.
O portal deAMAZÔNIA também entrou em contato com o governador e aguarda retorno.