menu

Prefeito de Oriximiná agride jornalista após Câmara aprovar pedido de cassação

Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará e a OAB-PA repudiaram a “agressão covarde” contra o jornalista, no Dia da Imprensa

Prefeito de Oriximiná agride jornalista após Câmara aprovar pedido de cassação Notícia do dia 02/06/2022

DEAMAZÔNIA ORIXIMINÁ, PA - No Dia Nacional da Imprensa, neste 1º de junho (quarta-feira), o prefeito de Oriximiná, delegado Willian Fonseca (PRTB), agrediu com um soco e chutes o repórter Waldiney Ferreira, da Rádio Sucesse FM. 

 

O momento de agressão foi filmado por populares, no quando o prefeito se envolveu em uma grande confusão com apoiadores e opositores, em frente a Câmara Municipal. 

 

O tumulto começou após Fonseca deixar o plenário, onde tinha acabado de ser aprovado novo processo de cassação do mandato dele, e convidado apoiadores para conversar na rua, em frente à Casa Legislativa.

Depois de se desentender com opositores em meio a trocas de ofensas e empurrões, o prefeito ficou protegido por assessores e o jornalista Waldiney que filmava tudo do outro lado da rua acabou sendo agredido com um soco por Fonseca e teve seu celular levado por terceiros. 

 

O vídeo mostra o momento que um chute do prefeito atinge a mão do jornalista que deixa o celular cair no chão. 

 

Segundo testemunhas, Waldiney sequer dirigiu a palavra ao prefeito. 
O jornalista registrou boletim de ocorrência contra o prefeito William Fonseca e passou por exame de corpo de delito que constatou ferimento no lábio superior esquerdo. 

 

Fonseca é delegado de Polícia Civil do Pará licenciado.

 

NOTA REPÚDIO
Em Nota conjunta, o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Pará repudiaram a “agressão covarde” contra o jornalista Waldiney Ferreira. 

 

“Nesta data, alusiva ao Dia Nacional da Imprensa, casos de agressões como esse representam um ataque frontal às liberdades democráticas e uma tentativa de calar a criticidade e o jornalismo sério, fundamental para levar à população uma informação de qualidade”, diz trecho da Nota. 

 

LEIA NA ÍNTEGRA:


Nota de repúdio contra a agressão do Jornalista Waldiney Ferreira

O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA), por meio de sua Diretoria Executiva e Regional do Tapajós, juntamente com a Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa da OAB-PA, repudia a agressão covarde do Prefeito de Oriximiná (PA), Wilian Fonseca, contra o jornalista Waldiney Ferreira, da Rádio Sucesso FM e da Rede Trombetas de Comunicação, nesta quarta-feira, 1º de junho, Dia Nacional da Imprensa.

 

O jornalista e demais profissionais da comunicação realizavam a cobertura da votação pelo Legislativo do processo de cassação do prefeito. Após o término da sessão da Câmara Municipal, em via pública, o profissional estava capturando imagens com o celular quando foi surpreendido com chute e murros de Willian Fonseca. O aparelho celular ainda foi tirado de Waldiney por um apoiador do prefeito.

 

O profissional já realizou o exame de corpo delito e fará o registro oficial das agressões na delegacia de Polícia Civil. O Sinjor-PA acompanha o caso e já disponibilizou sua assessoria jurídica que está em contato com o jornalista para auxiliar nas medidas judiciais cabíveis.

 

Nesta data, alusiva ao Dia Nacional da Imprensa, casos de agressões como esse representam um ataque frontal às liberdades democráticas e uma tentativa de calar a criticidade e o jornalismo sério, fundamental para levar à população uma informação de qualidade. 

 

O Sinjor-PA e a Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa da OAB-PA irão  denunciar essa violência aos organismos competentes e vão cobrar a devida apuração e responsabilização do autor desta violência, que não deverá passar impune.

 

Por fim, o Sinjor-PA conclama a todos e todas a fortalecerem a democracia, que perpassa pela luta em defesa do livre-pensar, de um jornalismo crítico e da valorização dos jornalistas.

 

1 de Junho de 2022

Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará (Sinjor-PA)
Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa e Expressão da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará

Tags:

Veja Também