menu

Policia e MPF/PA investigam Anna Karoline 3 por excesso de carga; veja novas imagens do barco

MPF notifica Antaq e empresa Erlon Rocha Transportes

Policia e MPF/PA investigam Anna Karoline 3 por excesso de carga; veja novas imagens do barco Fotos registradas do Navio Anna Karoline 3 por passageiros de outra embarcação Notícia do dia 04/03/2020

DEAMAZÔNIA SANTARÉM, PA - A Polícia Civil do Amapá e o Ministério Público Federal do Pará abriram investigação para apurar as causas do naufrágio do navio Anna Karoline 3. Uma das linhas de investigação da polícia de Santana (Amapá) é sobre o suposto excesso de carga. E a polícia já sabe que o barco transportava 110 toneladas de açúcar e se preparava para carregar mais 30 toneladas de trigo em novo porto no trajeto até Santarém.

 

O delegado Victor Crispim, da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Santana está ouvindo sobreviventes para confrontar com a versão do comandante do barco de que o temporal foi o principal responsável pelo naufrágio da embarcação.

 

Nesta terça-feira (03) a página Plantão Policial AP, divulgou fotos do Ana Karoline 3 navegando com dificuldades no Rio Amazonas, supostamente, pelo excesso de carga. Não se sabe se a foto foi feita antes do naufrágio. Informações são desencontradas. Porém, o que passageiros falam é que era costumaz o Anna Karoline 3 navegar com carga acima do limite.

 

As fotos terão sido tiradas por uma outra embarcação, para mostrar a irresponsabilidade na navegação.  

Na investigação do MPF/PA, o  órgão visa identificar possível prática de infrações penais, em razão de eventual descumprimento de normas básicas de segurança aquaviária, como sobrecarga e irregularidades quanto ao número e à alocação de coletes salva-vidas na embarcação.

 

Informações sobre a documentação do navio e de seus responsáveis foram requisitadas à Capitania dos Portos, à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e à empresa de navegação Erlon Rocha Transporte.

 

Vídeos que circulam nas redes sociais, dos quais foram também postados pelo Portal deAMAZÔNIA, vão ajudar as investigações. Nas imagens, os passageiros denunciaram que antes mesmo de sair do porto de Santana, já começa a entrar água do rio no Anna Karoline 3,decorrente do suposto excesso de carga.

 

Um especialista em norma marítima, ouvido pelo Portal DeAMAZÔNIA, disse que além do excesso de carga o comandante do Anna Karoline não observou que o barco era comprido e estreito. “O que deixa ainda mais a embarcação doida, podendo virar’, disse.  

 

Compete também ao MPF investigar o evento, uma vez que ocorreu em rio de domínio da União, entre os estados do Amapá e Pará. Além de apurar as circunstâncias do naufrágio, que podem indicar a ocorrência de infrações penais, o órgão vai investigar provável atentado contra a segurança do transporte fluvial. O procedimento foi instaurando nessa segunda-feira (2).

 

NAUFRÁGIO

O navio Anna Karoline III partiu de Santana, a 17 km da capital Macapá , com destino a Santarém, no Pará, no fim da tarde da última sexta-feira (28). O naufrágio ocorreu a aproximadamente 100 quilômetros do ponto de partida, na madrugada do último sábado (29). Não há confirmação da existência de lista oficial de passageiros.

 

Segundo informações prestadas pelo Corpo de Bombeiros do Amapá, até o início da noite dessa segunda-feira, foram resgatadas 46 pessoas vivas e 18 mortas. Estima-se que ainda haja 12 desaparecidas, das 30 informadas a princípio. O número de vítimas foi estimado pela corporação a partir da declaração de sobreviventes e familiares.

 

Tags:

Veja Também