Plínio garante à lideranças do Pará apoio ao plebiscito para criação do estado do Tapajós (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Notícia do dia 05/10/2021
DEAMAZÔNIA BRASÍLIA - O senador Plínio Valério (PSDB-AM) recebeu em Brasília, nesta terça-feira (5/10), lideranças políticas do Oeste do Pará para tratar sobre o Projeto de Decreto Legislativo 508/2019, que convoca um novo plebiscito para decidir sobre o desmembramento do Pará para a criação do Estado do Tapajós.
A primeira consulta pública sobre a divisão do estado do Pará ocorreu em dezembro de 2011, sendo considerado o maior plebiscito regional da história do Brasil. Na época a proposta era a divisão do estado em três: Pará, Carajás e Tapajós. No entanto, a proposta foi rejeitada pelo eleitorado paraense.
Plínio Valério é relator do PDL de 2019, que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.
A ideia é que a nova unidade da federação seja composta por 27 municípios paraenses. A capital proposta para o estado é Santarém, que possui mais de 308 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deste ano de 2021.
.jpeg)
O Tapajós seria o terceiro maior estado brasileiro em área territorial, superado apenas por Amazonas e Mato Grosso.
O senador Plínio Valério se disse favorável ao plebiscito e ligou, durante a reunião, para o senador Davi Alcolumbre (DEM-AC), que preside a CCJ e afirmou que o assunto será pauta nos próximos dias.
“Hoje recebi lideranças do Pará que defendem a criação do estado do Tapajós. É uma reivindicação justa. Se a população da região quer, devemos dar a oportunidade de um plebiscito. Como relator da proposta na CCJ, fiz as correções necessárias e sou favorável à iniciativa que determina a consulta popular para a criação do novo estado. Contem com meu apoio”, escreveu o senador amazonense, nas redes sociais.
SEM DATA MARCADA
Ainda não há uma data agendada para a votação do Projeto que irá convocar o plebiscito sobre a criação do estado do Tapajós. Esta primeira visita ao Senado teve o objetivo de conseguir aliados que votem a favor da PDL.
Durante o encontro, o Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET) ganhou apoio dos senadores Rogerio Carvalho (PT-Sergipe), Humberto Costa (PT-Pernambuco), do relator da CPI da Covid-19, Renan Calheiros (MDB-Alagoas), Paulo Rocha (PT-Pará), Jean Paul Prates (PT- Rio Grande do Norte) e Fabiano Contarato (Rede- Espírito Santo).
De Santarém, estiveram presentes na caravana do Instituto Cidadão Pró Estados do Tapajós (ICPET) os vereadores Biga Kalahare (PT), Aguinaldo Promissória (PSL), Elielton Lira (Avante) e Pastor Angelo Tapajós (Republicanos).
Para Kalahare, a união de políticos da região é importante para acelerar o processo. “Ficamos felizes em saber que outros vereadores de Santarém e de outros Municípios do Baixo Amazonas estão ingressando nesta luta. A união faz a força, e nós vamos conseguir um novo plebiscito”, comemorou o vereador.
Os vereadores de Juruti, Oeste do Pará, Francinei Andrade e Rogério Costa, ambos do PT, também compareceram no encontro.
View this post on Instagram

