Ativvidades foram programadas para receber os alunos Foto: Ronaldo Ferreira.
Notícia do dia 31/07/2019
As escolas da rede municipal de ensino voltam às aulas para o segundo semestre de 2019 nesta quinta-feira, 1º de agosto. Para o retorno, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) programou algumas atividades em uma abertura oficial na Escola Municipal Maria de Lourdes Almeida, no bairro Nova República, às 8h. Na ocasião será socializada a agenda de compromissos, para o segundo semestre, com o tema: "Educa Santarém, juntos pelo direito de aprender".
Durante o período de recesso, a Semed promoveu capacitação a seus servidores que trabalham com o preparo da merenda escolar, ajustou planejamento, trabalhou a organização da Semana da Pátria 2019 e deu início a construção, revitalização e pintura de diversas escolas na cidade e no interior.
A secretária municipal de Educação, Mara Belo, informou que o cronograma de entrega da merenda escolar está sendo cumprido para garantir a alimentação dos alunos a partir do primeiro dia de aula. "Além disso, a Semed está trabalhando a mobilização das comunidades rurais, por meio de uma exposição sobre o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), com a finalidade de qualificá-los para participarem da chamada pública comercializando os produtos da Agricultura Familiar, a fim de compor o cardápio da merenda escolar em 2020."
A titular fez uma recomendação aos pais para auxiliarem os professores no processo de ensino-aprendizagem. "O material didático é um item muito importante ao desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula. A recomendação aos pais é que ajudem os professores diariamente para que o aluno não se esqueça dos livros e dos cadernos e nem de fazer as atividades programadas para casa. Neste segundo semestre será realizada a prova do IDEB e todo um trabalho será desenvolvido de maneira que todos participem. O ano letivo referente a 2019, encerrará em 30 de dezembro."
Sobre as datas mais festivas e sociais da escola, Mara Belo destacou o Dia das Crianças, os jogos e outras iniciativas em que o lúdico esteja associado as atividades pedagógicas. Além disso, os pais precisam estar atentos quanto as datas da semana de avaliações dos bimestres, a fim de que os alunos se preparem melhor para as provas. Outra data que precisa da atenção dos pais, professores e alunos é o período de recuperação, nos últimos dias do mês de dezembro. "Os dias de recuperação estão incluídos aos 200 dias letivos, que requer uma atenção maior da gestão escolar com relação à organização dos professores, mas principalmente, dos alunos", ressaltou.
Para o assessor de assuntos educacionais da Semed, professor Marcos Gentil, é importante que os pais acompanhem a vida escolar de seus filhos e os motivem com relação à realização das atividades escolares.

