Obras de drenagem executadas em novembro de 2019 pela Prefeitura de Santarém. (Foto: Fabrício Galúcio)
Notícia do dia 12/03/2020
DEAMAZÔNIA SANTARÉM, PA - Em Santarém, as obras de tratamento de esgoto avançam, fruto da forte atuação da Prefeitura que por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) efetua o maior e mais eficaz projeto de esgotamento sanitário do município. Um investimento de R$ 32,2 milhões.
Projetado para ser implantado em bairros centrais da cidade com destinação de esgoto à cinco grandes bairros para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no bairro Mapiri, o tratamento de esgoto trabalha em quatro grandes eixos já concluídos e em fase de conclusão.
A obra beneficia os bairros da Aldeia, Santa Clara, Aparecida, Santíssimo e Centro, fazendo parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, executado em virtude de iniciativa do prefeito Nélio Aguiar (DEM).
Constam ainda a construção de 225 metros de orla, incluindo sistema de drenagem e urbanização.
.jpg)
Cenário de obras representam benefício para cerca de 25 mil pessoas (Foto: Mauro Nayan)
Das 4.226 ligações, faltam apenas 10 para totalizar o serviço, com as ligações na área central da cidade até a Estação Elevatória, na Travessa Assis de Vasconcelos e depois até a ETE Mapiri.
Além das ligações de esgoto, a empresa vem trabalhando também na conclusão das obras da estação elevatória, localizada na Travessa Assis de Vasconcelos. A previsão é que o trabalho no Belo Centro esteja concluído até o final do mês de março. Após isso, a Seminfra deve iniciar toda a limpeza e recuperação asfáltica e de calçamento do local.
______________________________________________________________________
Concluído: Construção de um coletor tronco; Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto.
Em fase de conclusão: 4.226 ligações de redes domiciliares de esgoto; Estação Elevatória.
_______________________________________________________________________
O projeto é coordenado pela Seminfra, através do contrato nº 350.963-47, sob a responsabilidade da empresa Carmona Cabrera.
"Esta é uma obra de grande importância para o desenvolvimento do nosso município. É um grande passo para melhorar o saneamento básico, pois com ela teremos a diminuição considerável de esgoto sendo jogado diretamente nos rios e igarapés, sem qualquer tratamento. Representa melhoria para a saúde da nossa população e também para o nosso meio ambiente, beneficiando cerca de 25 mil pessoas", destaca o titular da Seminfra, Daniel Simões.
.jpg)
Cenário de obras representam benefício para cerca de 25 mil pessoas (Foto: Mauro Nayan)
Ainda de acordo com o gestor de Infraestrutura todos os atuais projetos de asfaltamento de vias contemplam a drenagem urbana, peça fundamental quando se fala em saneamento básico, que de forma concisa é um conjunto de serviços que contemplam a distribuição de água potável, a coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos.
Como exemplo de obras onde esta medida está sendo aplicada pela Prefeitura, há as da Avenida Dom Frederico Costa (Prainha/Área Verde/Jutaí), da Gonçalves Dias (Santana) e da Campos Sales (Mapiri/Liberdade), como preparo para a pavimentação.
O prefeito Nélio Aguiar afirma que as obras são históricas e elevarão Santarém no ranking de saneamento e ressalta que tratar esgoto significa investir em saúde e qualidade de vida.
"Essa obra vai transformar nosso município e consequentemente a vida de todos os moradores ao trazer mais qualidade de vida. Nossa cidade deu um salto em desenvolvimento e o saneamento básico tem que acompanhar a evolução. Nosso governo investe e reverte em saúde para as pessoas, além de melhorar a infraestrutura da cidade e alavancar o turismo", destaca.

