Naufrágio aconteceu no Rio Jari (Foto: Reprodução/ITA FM)
Notícia do dia 04/03/2020
DEAMAZÔNIA SANTARÉM, PA - Um homem identificado como Manoel do Carmo dos Reis, conhecido como “Tá Legal”, foi preso, na tarde desta terça-feira (3/3), após confessar que vendia combustível clandestino para o navio Anna Karoline 3, que naufragou no Sul do Amapá, no trecho Santana (AP)/Santarém (PA), no dia 29 de fevereiro.
A prisão do vendedor foi efetuada na casa dele, na localidade Santa Maria, no município de Gurupá, na margem oposta do rio onde ocorreu o naufrágio, pelo Grupamento Fluvial (GFlu), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup/Pará).
Manoel contou à Polícia que o combustível comercializado não tem nota fiscal porque foi desviado de embarcações que navegam pela região, porém, negou que no dia do acidente tenha vendido a carga.
Ele chegou a levar os policiais até o porão do embarcação “Albatroz”, de propriedade dele, onde foram encontrados três tambores de 200 litros, totalizando 600 litros de diesel, além de uma moto bomba usada para abastecimento.
De acordo com os policiais civis, passageiros relatam terem visto a embarcação que pertence a Manoel, atracada ao navio Anna Karoline 3, descarregando o combustível ilegal, momentos antes do navio naufragar.
"Verificou-se, também, que o barco estava com resíduos de óleo diesel derramado pelo porão. No local, Manoel disse que vende combustível em seu barco adquirido das embarcações que passam pela região, e que já teria vendido combustível, várias vezes, para o navio Ana Karoline III. Porém, ele afirmou que no último sábado não estava vendendo combustível ao referido navio, e que teria ido buscar mercadoria”, informou o diretor do Grupamento Fluvial, delegado Arthur Braga, integrante da força-tarefa que trabalha no local do acidente.

