Dr. Daniel, Hanna (MDB), Simão Jatene - Foto: Reprodução
Notícia do dia 24/12/2024
DEAMAZÔNIA BELÉM, PA - Na primeira pesquisa DOXA realizada para governador do estado do Pará, em 2026, três pré-candidatos protagonizam esse início da corrida eleitoral: o prefeito de Ananindeua, dr. Daniel (PSB), a vice-governadora, Hanna (MDB) e o ex-governador Simão Jatene (sem partido).
Dr. Daniel aparece com 13,4%; Hanna vem com 12,6% e Simão Jatene com 11,8%.
O quarto nome mais citado é do deputado federal Eder Mauro (PL) que desponta com 9,3%.
O senador Beto Faro (PT) aparece na pesquisa Doxa com 6,6%. Em última colocação vem o presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB) com 1,6%.
Os indecisos somam 38,4% e aqueles que pretendem anular ou votar em branco totalizam 6,3%.
Doxa chegou a esses números através das pesquisas realizadas em 81 municípios do estado do Pará a partir de junho de 2024.
Foram 33.108 entrevistas realizadas durante esse período. Os entrevistados respondiam a seguinte questão estimulada: “Se a eleição fosse hoje, e estivessem disputando os seguintes candidatos, em quem você votaria para governador do Estado do Pará”.
O DESEMPENHO DOS PRÉ-CANDIDATOS PELAS MESORREGIÕES
Quando se trata do desempenho dos pré-candidatos ao governo do estado pelas seis mesorregiões, os índices de cada competidor mudam consideravelmente. No Baixo Amazonas, o melhor desempenho é de Hanna, seguido por Simão Jatene. Dr. Daniel e Eder Mauro aparecem empatados. Os piores desempenhos são de Beto Faro e Chicão.
No Marajó, Hanna apresenta melhor performance, seguido por Dr. Daniel e Beto Faro. Eder Mauro vem em seguida, depois Simão Jatene. Chicão apresenta baixíssima performance.
Na Metropolitana a liderança é do prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel. O segundo melhor colocado é o deputado federal, Eder Mauro. Depois vem Jatene e Hanna que ficam empatados. O senador Beto Faro e o deputado estadual Chicão apresentam baixa competitividade região.
Já no Nordeste, a liderança é de Hanna, seguida de perto por Dr. Daniel. Depois aparecem Simão Jatene e Eder Mauro. Beto Faro alcança um de seus melhores índices. Chicão apresenta baixa densidade eleitoral.
Na região Sudeste Paraense, a liderança é do ex-governador Simão Jatene. Em seguida aparece a vice-governadora, Hanna. Em terceiro lugar vem Eder Mauro, seguido por Dr. Daniel. Beto Faro e Chicão apresentam índices de desempenho baixos.
No Sudoeste, a liderança é, novamente, de Simão Jatene. Depois vem o deputado federal, Eder Mauro, na segunda posição. Logo em seguida aparece a vice-governadora, Hanna. Dr. Daniel é o quarto colocado nesta região. É a região que Chicão apresenta melhor desempenho em relação às demais. Beto Faro é o último colocado.