Aeroporto de Marabá (PA)
Notícia do dia 28/09/2021
DEAMAZÔNIA BELÉM, PA - Deputados da CPI da Vale, da Assembleia Legislativa do Pará, querem que a mineradora cumpra suas promessas e priorize o Pará em seus investimentos.
O Estado espera há 10 anos pela promessa de construção da Aços Laminados do Pará – a Alpa – em Marabá, uma promessa da mineradora que não saiu do papel.
Outro investimento que os parlamentares cobram é a instalação de uma unidade do projeto “Tecnored”, que utiliza tecnologia produtora de ferro gusa de baixo carbono (gusa verde), também em Marabá.
É mais outra promessa de investimentos no Pará, que já dura dois anos e o projeto não avançou. A mina de Carajás, fica em Paraupebas, que há 20 anos era um povoado de Marabá.
Desde 2011, a Vale também faz parte do Consórcio Norte Energia, responsável pela Hidrelétrica de Belo Monte. O projeto recebe críticas de ambientalistas pelos impactos socioambientais provocados de forma irreversíveis e pelo descumprimento de uma série de condicionantes.
A Vale registrou lucro líquido de R$ 30,56 bilhões no primeiro trimestre de 2021 e R$ 26 bilhões no ano de 2020.
O maior investimento da Vale está Complexo Siderúrgico do Pecém (CSP), instalado desde 2016, em São Gonçalo do Amarante, no Estado do Ceará, com geração de 5 mil empregos, com toda matéria prima explorada no Pará. São 112 milhões de toneladas A mineradora explora desde 1967 maior jazida de ferro em Carajás (PA).
A empresa Vale em uma de suas apresentações à comissão informou que uma das contrapartidas ao desenvolvimento do estado seria fazer investimentos em hospitais e fez referências às iniciativas de melhoramento ao hospital de Ourilândia do Norte, que segundo o relator, o que existe no local são obras inacabadas.
A prioridade na contratação de mão de obra local por parte da empresa também foi questionada. Grande parte dos empregos gerados no Pará pela mineradora, em sua maioria não é ocupado por paraenses.
A CPI da Vale, presidida pelo deputado Eraldo Pimenta. não divulgou quem serão os próximos convocados.
DIRETORES DA VALE
Os diretores da Vale que prestaram depoimento a CPI não respondem aos questionamentos.
Na semana passada, o diretor de Investimento e Desenvolvimento Social, Hugo Barreto e o gerente Executivo de Desenvolvimento Territorial e Relacionamento com Comunidades, Rafael Martinez, não souberam informar sobre licenciamentos ambientais da empresa.
Em todas as oitivas, os convocados mantiveram a mesma linha, com respostas que deixam dúvidas sobre a atuação e o compromisso da Vale com o desenvolvimento do estado.

